O presidente e candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ganharia as eleições já no primeiro turno, de acordo com pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (10) durante o Jornal Nacional, da Rede Globo. Lula obteve 46% das intenções de voto, ante 21% do ex-governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB). A diferença entre os dois candidatos chegou a 25 pontos porcentuais, ante os 19 pontos na última pesquisa Ibope, divulgada em 4 de agosto, quando Lula apareceu com 44% das intenções e Alckmin com 25%.

continua após a publicidade

A senadora Heloísa Helena (PSOL) ficou com 12% das intenções de voto. O senador Cristovam Buarque (PDT)e o jornalista Rui Costa Pimenta (PCO) ficaram com 1%. José Maria Eymael (PSDC) e Luciano Bivar (PSL) não atingiram o patamar mínimo.

Em um eventual segundo turno, Lula ficou com 51% das intenções de voto, ante 50% da última pesquisa divulgada, e Alckmin caiu de 36% para 33%. A pesquisa tem uma margem de erro de 2 pontos percentuais. Os votos nulos somaram 9% e 10% não souberam ou não opinaram.

Em relação a avaliação do governo Lula, passou de 40% para 41% o contingente dos que consideram a administração do petista boa ou ótima. Já os que julgam o governo regular caiu de 40% para 35%. Os que consideraram ruim ou péssimo aumentou de 19% para 22%. Não souberam ou não opinaram representaram 1% dos entrevistados.

continua após a publicidade

O levantamento foi registrado em 4 de agosto no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo número 12672/2006. O Ibope entrevistou 2.002 pessoas em todo o País entre os dias 6 e 10 deste mês.