O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve fechar o ano em 4,47%. A projeção é de pesquisa semanal realizada pelo Banco Central, todas as sextas-feiras, com uma centena de analistas de mercado e instituições financeiras sobre tendências dos principais indicadores da economia.

continua após a publicidade

Pela primeira vez desde que foi estabelecida a trajetória de metas, em 1999, a projeção de inflação do "cenário de mercado" fica abaixo do objetivo oficial, definido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). A perspectiva dos economistas da iniciativa privada tinha apenas igualado a projeção de meta, na semana anterior.

Isso mostra que a inflação está realmente sob controle. Tanto que a expectativa de IPCA, que serve de parâmetro para as correções oficiais, caiu de 0,35% para 0,32% neste mês, e deve baixar para 0,25% em maio, de acordo com o boletim Focus, divulgado hoje (10) pelo Banco Central. A pesquisa do BC mostra, também, que o IPCA dos próximos 12 meses deve cair da projeção anterior de 4,25% para 4,20%.

continua após a publicidade