A estimativa dos analistas e consultores financeiros o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) se distancia mais um pouco da meta de 5,1% para a inflação deste ano. De acordo com o boletim Focus distribuído hoje (28) pelo Banco Central, a perspectiva de inflação aumentou de 5,53%, na pesquisa anterior, para 5,59%.
O crescimento é resultado da elevação do IPCA deste mês, que deve fechar em torno de 0,45%, e não mais 0,40% como estimava a pesquisa da semana passada. O boletim Focus manteve, porém, a estimativa de 0,37% para o IPCA de dezembro, e reduziu de 4,65% para 4,64% a projeção inflacionária para os próximos 12 meses.
Segundo a pesquisa do BC, realizada na última sexta-feira com uma centena de consultores financeiros e analistas de mercado, o comportamento de preços na capital paulista manteve-se estável. O Índice de Preços ao Consumidor, da Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (IPC-Fipe) da Universidade de São Paulo (USP) estima inflação de 4,77%, ante 4,76% na semana passada.
Os preços administrados por contrato ou monitorados (combustíveis, energia elétrica, telefonia, educação, medicamentos e outros) também acompanharam a elevação, e apontam aumento de 8%, na semana anterior, para 8,10% neste ano. A estimativa para o ano que vem indica queda de 4,70% para 4,60%.
Ao contrário dos aumentos no varejo, os preços no atacado continuam em queda. Tanto o Índice Geral de Preços ? Disponibilidade Interna (IGP-DI) quanto o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) apontam inflação de 1,47%, ante 1,49% na pesquisa anterior.