A avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu 3,2% em três meses, passando de 41,3% em setembro de 2004 para 44,5% em dezembro de 2004. Os números constam da 73ª pesquisa CNT/Sensus, divulgada nesta terça-feira (14) pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), em Brasília. A avaliação negativa do governo caiu de 16,4% em setembro para 14,4% neste mês.
A pesquisa também registrou crescimento na avaliação do desempenho pessoal de Lula. O levantamento mostrou que 65,4% dos entrevistados aprovam o desempenho do presidente contra os 58,8% da última pesquisa. O índice de desaprovação do governo caiu de 30,7% para 26,7%.
Para o presidente da CNT, Clésio Andrade, os resultados positivos estão relacionados aos números da economia. "O desempenho pessoal e do governo continuam em crescimento na avaliação dos brasileiros, já pela quarta rodada consecutiva. Creio que este desempenho se deve aos bons resultados da economia".
Segundo a pesquisa, o índice de satisfação do cidadão (ISC) brasileiro permanece estável. A alteração foi mínima, passando de 51,4% em setembro último para 51,8% em dezembro. O ISC é calculado a partir da ponderação de variáveis políticas, econômicas e sociais. As utilizadas na pesquisa foram a satisfação com o país, com o estado, com o município e com as políticas econômica e social.
A pesquisa CNT/Sensus ouviu 2 mil pessoas no período de 7 a 9 de dezembro, em 24 estados das cinco regiões brasileiras.