A pesquisa CNT/Sensus, divulgada nesta terça-feira (29) pela Confederação Nacional do Transporte, mostra que subiu de 59,3%, na última pesquisa, feita no início de agosto, para 69,2% no fim o mês o número de pessoas que acreditam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva candidato à reeleição pela coligação PT/PRB/PCdoB, vai ganhar as eleições. Desse total, 47,3% acreditam que o presidente vai vencer já no primeiro turno.
O número dos entrevistados que acreditam que o candidato tucano Geraldo Alckmin vencerá as eleições caiu de 12,3% para 9,3%, e o dos que acreditam na vitória da candidata do P-SOL, senadora Heloísa Helena (AL), caiu de 3% para 2,7%. Por seu turno, o número dos que não sabem ou não responderam caiu de 24,5% para 17,1%. A pesquisa revela, por outro lado, que 42,5% dos entrevistados acreditam na realização de um segundo turno das eleições, enquanto 10,2% não souberam ou não quiseram responder.
O diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes, disse que, embora esteja muito próximo o porcentual daqueles que acreditam no fim das eleições no primeiro turno e dos que apostam no segundo turno, esta é uma eleição praticamente definida. Segundo ele, a pesquisa mostra a consolidação da candidatura do presidente Lula e a expectativa de que ele poderá crescer ainda mais.