O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) iniciou nesta quarta-feira (19), em Paranaguá, a quarta oficina de pesca esportiva para pescadores profissionais da região. O treinamento já foi realizado em Morretes, Guaraqueçaba, Antonina e Pontal do Paraná.

continua após a publicidade

A oficina faz parte do projeto Pesque Vida, que incentiva a pesca esportiva e sua exploração turística no Estado. Técnicos do IAP ensinam pescadores ribeirinhos a atuarem como guias de pesca, gerando fonte alternativa de renda e benefícios sociais à comunidade.

O treinamento prossegue até sexta-feira (20) e oferece aulas de biologia, ecologia, noções básicas de inglês, aulas práticas de pesca com molinete e carretilha, uso de iscas artificiais, comportamento e vestimenta adequada para recepção do turista ou cliente.

Espécies ? O projeto também vai apurar quais espécies interessam à pesca esportiva na região e suas áreas de ocorrência ? produzindo, ao final do treinamento, um mapa das espécies marinhas encontradas no Paraná.

continua após a publicidade

De acordo com o presidente do IAP, Rasca Rodrigues, a baía de Paranaguá forma um dos maiores complexos de manguezais do Brasil. ?O Litoral paranaense e a baía de Paranaguá são considerados o quarto maior complexo de reprodução de espécies marinhas do mundo?, completou Rasca.

Segundo ele, uma das espécies mais cobiçadas pelos pescadores esportivos é o robalo, que ocorre em abundância na região. ?Além dele, pescadas, garoupas, badejos e inúmeras outras espécies compõem imenso potencial para estimular o turismo da pesca na região, o principal objetivo do projeto Pesque Vida?, finalizou Rasca.

continua após a publicidade