Partes de um avião a jato que caiu com 102 pessoas a bordo foram encontradas por pescadores no nordeste da Indonésia. Os destroços foram, provavelmente, levados pelas águas para a praia dez dias depois de a aeronave ter desaparecido em meio a uma tempestade sem deixar rastros. Embora nenhum corpo ou sobrevivente tenha sido encontrado, familiares disseram que estavam aliviados quando um pedaço da cauda do Boeing 737, partes da cabina, dos assentos e da fuselagem foram retirados das águas da ilha de Sulawesi, na costa ocidental.
"Chorei quando ouvi a notícia, mas agora estou aliviada", disse Rosmala Dewi, cuja filha trabalhava como aeromoça no vôo da Adam Air, que acabou com o dia de ano-novo, deixando aturdidos os investigadores do acidente e provocando uma busca desenfreada pelos restos do avião. "Pelo menos agora temos um sinal (onde o avião caiu)", afirmou Rosmala.
Sem nenhum sinal de rádio para guiar as equipes de salvamento, quase três mil soldados, policiais e civis foram enviados para uma grande parte das densas florestas de Sulawesi, enquanto navios equipados com aparelhos de detecção submarina, com o apoio de aviões, passaram dias fazendo buscas no mar.
Depois de vários dias de alarmes falsos, incluindo um que levou as autoridades a afirmar incorretamente que os destroços do avião e 12 sobreviventes tinham sido encontrados, um pescador retirou das águas na costa de Sulawesi o estabilizador da cauda, que estava a 300 metros de profundidade. Eddy Suyanto, chefe das operações de busca e salvamento, disse hoje que o número de série na cauda confirmou que ela fazia parte do vôo KI-574, da Adam Air.
Centenas de pessoas se dirigiram para as praias próximas à cidade litorânea de Parepare, observando e, em alguns casos, se juntando às equipes que faziam buscas à beira da praia. Um pedaço de assento que dizia "aperte seu cinto de segurança", uma mesinha para refeição e parte de um pneu estavam entre os objetos entregues às autoridades.
O avião a jato partiu da ilha de Java em direção a Manado, capital da província de Sulawesi Norte, em 1 de janeiro. O piloto mudou de rota duas vezes depois de enfrentar ventos de 130 kph, mas não enviou um sinal de socorro ou informou sobre dificuldades técnicas antes de sair do radar quando se aproximava da costa ocidental de Sulawesi.
