Pernambuco terá campanha de combate ao turismo sexual

Medidas de prevenção e combate ao turismo sexual serão implementadas ainda este mês em Pernambuco. O turismo sexual é uma das formas mais perversas de exploração contra crianças e adolescentes que atinge não só o litoral, mas também cidades do interior do estado.

A iniciativa é resultado de parceria firmada entre a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Pernambuco (Abih), Centro Integrado de Apoio às Famílias e o Recife Convention Bureau, entidade que organiza eventos turísticos.

O projeto inclui o lançamento de uma campanha amanhã (11), no Hotel Marante Plaza, em Boa Viagem, com apoio de uma organização não-governamental francesa, ligada à Rede Internacional de Combate à Exploração Sexual e ao Tráfico de Crianças e Adolescentes.

A campanha, programada para durar o ano todo, vai orientar crianças e jovens que trabalham nas praias para evitar o assédio de turistas. Funcionários de hotéis vão receber capacitação no sentido de impedir a prática criminosa e as companhias aéreas divulgarão a legislação brasileira de proteção à infância e à juventude entre os passageiros de vôos internacionais com destino à capital pernambucana.

Além disso, serão afixados nas recepções e quartos dos hotéis cartazes educativos com o slogan: "Exploração Sexual de Crianças? Desculpe-nos, mas não temos esse serviço".

De acordo com o presidente da Abih, José Otávio Meira Lins, o sucesso da iniciativa vai depender da adesão dos empresários da rede hoteleira. "Nossa meta é conscientizar o empresariado de que mobilizações desse tipo são fundamentais para excluir Pernambuco do roteiro do turismo sexual", declarou.

Levantamento do Ministério do Turismo indica que Pernambuco é o quarto estado do Nordeste em prática de turismo sexual com menores. Os exploradores vêm, principalmente, de países europeus.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo