Perícia do juiz Nicolau pode ser feita em casa, sem agendamento, diz juíza

São Paulo – O juiz aposentado Nicolau dos Santos Neto vai ser submetido a uma perícia médico-psiquiátrica em sua própria residência. A determinação é da juíza federal Paula Mantovani Avelino, da 1ª Vara Criminal de São Paulo.

Em nota divulgada nesta terça-feira (14), a juíza justificou sua determinação, alegando que ?é possível sua realização [da perícia] na residência daquele [Santos Neto], local em que se encontra em prisão domiciliar, pela desnecessidade da utilização de aparelhos médicos encontrados somente em um centro hospitalar?.

A data do novo exame não será divulgada para evitar ?aglomeração dos meios de comunicação que, muito provavelmente, se formará do lado de fora da casa? e também para impedir que o acusado se prepare previamente para o exame. ?O que se pretende é justamente averiguar quais são as condições de saúde mental de Nicolau na atualidade, verificação que pode ser feita independentemente de prévia marcação de data?, afirmou a juíza, em nota.

Na primeira tentativa, no dia 4 de agosto, a perícia não pôde ser realizada porque Nicolau dos Santos Neto foi internado na véspera por uma crise hipertensiva. A perícia serve para determinar se o ex-juiz cumprirá o restante de sua pena em prisão domiciliar ou se tem condições de ser transferido para o regime fechado.

Nicolau dos Santos Neto foi condenado a 26 anos e seis meses de prisão pelo desvio de R$ 169 milhões das obras de construção do Fórum Trabalhista da capital paulista. O juiz responde por crimes de peculato-desvio, estelionato qualificado e corrupção passiva.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo