Não é só de obras grandes que se faz uma boa administração. Trabalhos de pequeno e médio porte tiveram grande impacto na qualidade de vida dos moradores da região do Bairro Novo durante os primeiros 100 dias da administração do prefeito Beto Richa.

continua após a publicidade

Foram atendidas 505 solicitações de moradores, feitas pela central 156 e pessoalmente na Rua da Cidadania do Bairro Novo. Ensaibramento de ruas, operação tapa-buraco, limpeza de valas, roçada e desobstrução de bueiros são exemplos das pequenas obras que deram grandes resultados para a comunidade dos bairros Sítio Cercado, Ganchinho, Umbará, Campo do Santana e Caximba.

As principais ações da Prefeitura faziam parte do Plano de Ação de Beto Richa para os primeiros 180 dias da gestão. Toda a malha de antipó foi revitalizada, assim como os 33 quilômetros das ruas de saibro por onde passam os ônibus da região.

Também houve um esforço concentrado no trabalho de drenagem, que inclui limpeza de córregos e desobstrução de galerias para evitar alagamentos. A administradora da Regional Bairro Novo, Elci Dulce Sfredo, explica que 80% das ruas da região possuem valas abertas, onde alguns moradores ainda insistem em despejar lixo.

continua após a publicidade

No Jardim Centauro, por exemplo, onde várias casas foram alagadas durante fortes chuvas ocorridas no início do mês, a administração fez a drenagem de todas as ruas. O serviço foi complementado com a colocação de 300 metros de tubos de um metro de diâmetro, o que possibilitou o fechamento das valas.

Serviços de drenagem também foram realizados na Rua Francisca Benaldi Paulini, no Caximba, que liga Curitiba ao município de Araucária. A obra vinha sendo reivindicada há dois anos pela população.

continua após a publicidade

Conhecida como Estrada do Cavalo Baio, a rua estava há anos com as galerias obstruídas, o que fazia com que o esgoto corresse sobre a via. Para resolver o problema, a regional fez uma travessia escoando a água que provocava erosão e construiu um canal extravasor. Hoje, com a conclusão da obra, o terreno da pista ficou compactado e seco, o que possibilitou o restabelecimento do tráfego.

Todos os sábados, desde janeiro, a administração regional vem organizando mutirões de limpeza em comunidades carentes para fazer uma "faxina geral" em ruas, córregos e terrenos. A participação popular tem sido grande, segundo Elci. Ela afirma que a parceria entre o poder público e a comunidade vai continuar dando bons resultados na região. "Queremos envolver todos os moradores, para que ajudem a cuidar da cidade da gente", afirma a administradora.