Representantes de micro e pequenas empresas dos países membros do Mercosul têm marcado para o próximo dia 7 de novembro, em Curitiba (PR), o I Encontro da Micro e Pequena Empresa no Mercosul, uma promoção do Sebrae (Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa) no Paraná, em parceria com o Monampe (Movimento Nacional da Micro e Pequena Empresa) e Abase (Associação Brasileira dos Sebrae Estaduais).

O objetivo principal é criar um ambiente favorável para as micro e pequenas empresas nos países deste bloco econômico, estreitando os relacionamentos entre as entidades representativas do segmento nestes países. Antes das discussões mais abrangentes sobre o Mercosul, líderes de todas as entidades comprometidas com a causa das microempresas de todo o Brasil, foram convidados a participar do lançamento do programa nacional ?Excelência em Lideranças de Entidades Empresariais?, que começa nesta terça-feira, 5.

O conteúdo do Programa, que deve ser aplicado no ano que vem, foi elaborado através de um trabalho liderado pela Abase, quando da realização de oficinas de planejamento que identificou com líderes empresariais de várias entidades nacionais e profissionais do Sebrae, os conteúdos mais necessários ao desenvolvimento de líderes que a atualidade requer. São temas que pretendem desenvolver conhecimento (realidade da pequena empresa, macroeconomia, gestão de entidades), habilidades (negociar; articular e administrar conflitos) e atitudes (fazer acontecer).

Para o presidente da Abase e diretor-superintendente do Sebrae no Paraná, Hélio Cadore, os grandes problemas do país são a pobreza e a inclusão social e estes não serão resolvidos se não for criado um ambiente favorável às micro e pequenas empresas. Para isto, há necessidade de se formar líderes comprometidos com esta causa e que sejam capazes de negociar com os poderes públicos para que a pequena empresa seja colocada na agenda das discussões estratégicas do país. “É preciso ter líderes que saibam gerar projetos e que saibam negociar tanto com o legislativo, estadual e municipal, quanto o executivo”, destaca Cadore.

Para o evento do Mercosul, na próxima quinta-feira, Curitiba receberá representantes de entidades de micro e pequenas empresas do Brasil, da Argentina, do Uruguai, do Chile e do Paraguai. Estarão em discussão temas como a formação de lideranças empresariais, a integração política e econômica do Mercosul, a formação e a integração com outros blocos econômicos, como a Alca, e o relacionamento com grupos econômicos.

Serviço: Sebrae no Paraná (41) 330.5809
continua após a publicidade

continua após a publicidade