O secretário da Segurança Pública, José Tavares, vistoriou nesta quinta-feira (14), as obras da Penitenciária de Ponta Grossa. A unidade, com 450 vagas para presos condenados, ficará pronta no fim deste mês. A inauguração da obra acontecerá em dezembro. O Governo do Estado investiu R$ 10,5 milhões na obra. “Ponta Grossa terá seu problema prisional para presos provisórios resolvidos pelos próximos 20 anos”, disse Tavares.
A unidade é mais uma das mais modernas do País, ao lado da Penitenciária de Foz do Iguaçu e da Casa de Custódia de Curitiba. É o protótipo de uma prisão norte-americana, construída com blocos pré-moldados e tecnologia avançada, com alto padrão de segurança.
“A prisão é de segurança máxima, mas oferece todas as condições para que os presos recebam um tratamento humano e de acordo com a lei de execuções penais”, afirmou Tavares. “Tem espaço para lazer, banho de sol, visitas íntimas e tratamento médico, odontológico, jurídico e social.”
A transferência de presos para a nova unidade ficará sob a responsabilidade do próximo Governo. De acordo com Tavares, não há neste governo tempo hábil para colocar a unidade em funcionamento. “Até o fim do ano não teremos tempo de concluir as licitações necessárias para a operacionalizar a unidade.”
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna