Edson Arantes do Nascimento ganhou um presente especial para comemorar hoje seus 62 anos. Ontem, o maior jogador de todos os tempos reuniu-se com o prefeito de Santos, Beto Mansur, e assinou o contrato para a construção do Museu Pelé. A obra será realizada na Plataforma do Emissário Submarino, na praia do José Menino, próximo à divisa com São Vicente.
A empresa vencedora da licitação, Construtécnica Engenharia Ltda, iniciará a construção nos primeiros dias de novembro e a previsão é que fique pronta em 23 de outubro de 2003, no próximo aniversário de Pelé. O custo será de R$ 6.301.845,00, sendo R$ 4 milhões provenientes do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias. A Prefeitura de Santos arcará com o restante.
O museu contará com peças do acervo pessoal do ex-jogador e, de acordo com o projeto arquitetônico, terá um formato parecido com um estádio de futebol, mais especificamente com o Parque dos Príncipes, em Paris. Serão três andares com paredes envidraçadas e 5.500 metros quadrados de área construída.
O local terá loja, restaurante, bar e, no último andar, um mirante. Um auditório, com capacidade para 186 lugares, exibirá documentários sobre a vida e a carreira do “Rei” do futebol. O museu será explorado por empresa do próprio Pelé, com direito de uso do espaço por 25 anos, renováveis por mais 25.
Durante a cerimônia para a assinatura do contrato, Pelé encontrou-se com sua filha e vereadora Sandra Arantes do Nascimento (PTB), mas ambos nem sequer se cumprimentaram. Recentemente, os dois travaram uma longa batalha judicial para reconhecimento de paternidade. Sandra venceu a disputa, mas não tem relacionamento com o pai. (Correio Web/FolhaNews)