Sempre com declarações polêmicas, Pelé voltou a atacar nesta sexta-feira (01) ao falar sobre Ronaldo, que está sem jogar há quase um mês devido a uma lesão no joelho esquerdo. Segundo o ex-jogador, o atacante brasileiro do Real Madrid precisa "perder peso e treinar para emagrecer" caso queira voltar a mostrar o futebol que o consagrou nos últimos anos.
"O problema do Ronaldo é seu excesso de peso", disse Pelé, pouco antes de participar da inauguração do Festival do Esporte, que acontece em Viena (Áustria) até o próximo domingo.
Para Pelé, Ronaldo conseguiu ganhar três vezes o título de melhor do mundo (1996, 1997 e 2002) por causa das suas jogadas de velocidade e arrancadas.
Recentemente o treinador do Real, Fabio Capello, afirmou que não estava contente com a condição física de Ronaldo. Após as declarações do comandante, o atacante fez uma dieta especial e treinou forte, perdendo alguns quilos. Como reconhecimento, Capello pode relacionar o brasileiro para a partida contra o Athletic Bilbao, no domingo, no Estádio Santiago Bernabéu, pelo Campeonato Espanhol.
Por outro lado, Pelé elogiou o meia-atacante Ronaldinho Gaúcho, que voltou a se destacar e agora é o artilheiro do Campeonato Espanhol com dez gols. "Durante um ano, todos viram que ele fez uma campanha excelente no Barcelona", comentou o ex-jogador, que culpou o treinador Carlos Alberto Parreira pelas atuações apagadas do atleta na Copa da Alemanha.
"A seleção brasileira não estava bem treinada", afirmou Pelé. "O Brasil não tinha esse conjunto como tem o Barcelona, que joga junto há três anos".
Para encerrar, Pelé disse que escolheria o alemão Franz Beckenbauer para assumir a presidência da Uefa – entidade é dirigida atualmente pelo sueco Lennart Johansson, que disputa eleição com o francês Michel Platini.