A carta de demissão do presidente e dos diretores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) será entregue ainda hoje (7) à Casa Civil para ser analisada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A informação é do assessor de imprensa do Ministério das Comunicações, Jorge Rosa.
A diretoria dos Correios comunicou a decisão em ofício enviado ao ministro das Comunicações, Eunício Oliveira. Estão na lista o presidente dos Correios, João Henrique de Almeida Sousa e mais cinco diretores: Comercial, Carlos Eduardo da Costa; de Tecnologia e Infra-Estrutura, Eduardo Medeiros de Moraes; de Operações, Maurício Coelho Madureira; Financeiro, Ricardo Caddah; e de Recursos Humanos, Robinson Koury Viana da Silva. O diretor Administrativo, Antonio Osório Batista, já havia pedido afastamento há três dias.
Osório prestou depoimento no último dia 25 à Polícia Federal e não foi indiciado. Já o ex-chefe de Contratação e Administração de Materiais dos Correios, Maurício Marinho, e o ex-assessor da Diretoria Administrativa, Fernando Godoy foram indiciados por corrupção passiva e licitação em fraudes. Marinho aparece em uma gravação de vídeo em que revela um suposto esquema de favorecimento a empresas nas compras dos Correios que serviria ao PTB, partido do qual o deputado Roberto Jefferson (RJ) é presidente.