PE: municípios em estado de emergência recebem carros-pipa

Os 42 municípios do sertão e do agreste de Pernambuco que decretaram estado de emergência em função da seca estão recebendo carros-pipa, enviados pela Secretaria de Produção Rural, e alimentos arrecadados na campanha "Natal Sem Fome", feita pelo Comitê da Ação da Cidadania.

De novembro até agora, o governo autorizou o envio de 220 carros-pipa para fazer o abastecimento, principalmente da população da zona rural. Além disso, os municípios castigados pela estiagem receberam 80 toneladas de alimentos básicos com arroz, feijão, açúcar e café. Entre as cidades beneficiadas estão Serra Talhada, Manari, Petrolina, Salgueiro e Custódia.

De acordo com o diretor da Empresa de Pesquisa Agropecuária, Gilberto Ramos, os agricultores das duas regiões contabilizam prejuízos ainda não calculados com a perda de 80% a 90% da lavoura de grãos, como milho e feijão. Ele disse que mesmo com a falta de chuva foi possível colher 16 mil toneladas de sorgo granífero, destinado à produção de ração para o setor avícola.

Ramos afirmou que em 2004 os efeitos da estiagem foram sentidos mais fortemente no agreste do que no sertão. As chuvas de janeiro, segundo ele, causaram danos à infra-estrutura, que resultaram no rompimento de açudes e de barragens, inviabilizando o armazenamento de água.

O coordenador do comitê da Ação da Cidadania, Anselmo Duarte, lembrou que especialistas em meteorologia estão prevendo para o próximo ano um dos períodos mais secos no Nordeste, por causa do fenômeno "El niño", responsável pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo