O Partido da Causa Operária (PCO) protocolou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o registro da candidatura do jornalista Rui Costa Pimenta à presidência da República. Seu companheiro de legenda, Pedro Paulo de Abreu Pinheiro, capixaba de 48 anos, concorrerá como vice. Pimenta, de 29 anos, disputa o cargo pela segunda vez e declarou que pretende gastar até R$ 100 mil na campanha.

continua após a publicidade

Com o PCO, já são cinco as chapas que pediram registro no tribunal para disputar a Presidência e vice-presidência da República. A coligação "A Força do Povo (PT/PRB/PCdoB)" registrou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente José Alencar (PRB) pela concorrer à reeleição. A coligação "Por um Brasil Decente", que congrega PSDB, PFL e PCdoB, também já protocolou o pedido de registro das candidaturas do tucano Geraldo Alckmin e do senador pefelista José Jorge (PFL-PE) para presidente e vice.

Na segunda-feira, o Partido Social Liberal (PSL) registrou chapa única formada pelo ex-deputado federal Luciano Bivar, candidato a presidente, e pelo ministro aposentado do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Américo de Souza para vice. Ontem, foi protocolado o pedido de registro da chapa do Partido Democrático Trabalhista (PDT), que lançou a candidatura do senador e ex-ministro da Educação Cristovam Buarque à presidente e do senador Jefferson Peres (AM) a vice.

O prazo para que os partidos políticos e coligações solicitem o registro de candidatura à Justiça Eleitoral termina hoje, às 19 horas. Se os partidos não fizerem o pedido, resta ainda aos candidatos a opção de requererem eles mesmos o registro, até sexta-feira, conforme prevê a Lei 9.504/97 (Lei das Eleições).

continua após a publicidade