Paulo Bernardo acredita que Brasil está perto de taxa real de juro de 6%

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, afirmou que o Brasil está "muito perto" de ter taxas de juros reais de 6% ao ano. O ministro observou que a redução da taxa básica (Selic) em 0,25 ponto porcentual, decidida nesta quarta-feira (7) pelo Copom (Comitê de Política Monetária), é a décima quarta queda consecutiva.

"Já eram as menores taxas dos últimos 30 anos e estão caindo ainda mais", disse o ministro. "O Banco Central está fazendo um trabalho excepcional no controle da inflação. Os nossos indicadores macroeconômicos são muito bons, e acho que vão continuar melhorando", completou Paulo Bernardo. Ele evitou comentar, no entanto, o fato de o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) ter elevado de 3,6% para 3,7% a projeção para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em 2007.

Bernardo disse, porém, que continua apostando em um crescimento da economia superior a 4% neste ano. "O Ipea é um instituto de pesquisa, e nós não interferimos. Não posso ficar brigando com projeções do Ipea, até porque é um órgão vinculado ao Ministério do Planejamento", disse o ministro.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo