O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, afirmou hoje que o maior desafio da área social para este ano é a implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Segundo ele, a unificação dos serviços e ações sociais no país vai garantir o repasse automático de recursos para estados e prefeituras e, conseqüentemente, melhorar o padrão de qualidade do atendimento.
Ao abrir o Encontro Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social, o ministro pediu o apoio das prefeituras, dos estados e das organizações não-governamentais para combater as fraudes nos programas sociais.
"Não podemos penalizar os pobres. Temos que continuar combatendo vigorosamente as fraudes, daí a importância das parcerias que já temos e das que vamos fazer com o Ministério Público Federal, com os Tribunais de Contas e com a Controladoria Geral da União no sentido de formar uma rede de fiscalização pública", explicou.
O encontro, que termina nesta sexta-feira, tem a participação de representantes da área social de quase mil prefeituras do país. Além da implantação do Sistema Único de Assistência Social, os gestores discutem o alcance dos programas sociais em regiões metropolitanos, que sofrem com a migração e favelização, e também nos municípios do interior, que enfrentam problemas como a fome e falta de assistência médica e sanitária.