Os organismos internacionais reconhecem cada vez mais o esforço do governo brasileiro para cumprir as Metas do Milênio no que se refere ao combate à pobreza. A afirmação foi feita pelo ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, em entrevista à Rádio Nacional AM. O ministro participa hoje, em Washington, de um fórum realizado pelo Banco Mundial (Bird). "O Bird tem apoiado nossos programas, principalmente o Bolsa Família. Em 2004, o programa foi além da meta de beneficiar 6,50 milhões de famílias e chegamos a 6,57 milhões de famílias", disse o ministro

continua após a publicidade

Patrus Ananias foi convidado pelo Banco Mundial para fazer palestra sobre o Bolsa Família, um programa de transferência de renda do governo federal, e seu papel no cumprimento das Metas do Milênio. O encontro reúne integrantes dos principais comitês políticos do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do próprio Banco Mundial. Segundo o ministro, representantes da instituição discutem a possibilidade de aplicar programas semelhantes ao Bolsa Família em países como Egito e Haiti e na Palestina, no processo de construção da paz no Oriente Médio.

Em 2004, o Banco Mundial aprovou empréstimo de US$ 572 milhões para o programa. Os recursos serão destinados ao reembolso do investimento do governo com os benefícios pagos, ao aperfeiçoamento dos mecanismos de controle do programa, ao fortalecimento do Cadastro Único e às ações de apoio técnico. O empréstimo aguarda aprovação no Senado.

Até o final deste ano, o governo brasileiro espera beneficiar 8,70 milhões de famílias com investimento de R$ 6,5 bilhões e, até o final de 2006, todas as famílias que estejam vivendo em situação de pobreza.

continua após a publicidade