De acordo com a assessoria do ministro, em agosto, 4,5 milhões de famílias foram beneficiadas pelo programa de transferência de renda Bolsa Família. Essa era a meta projetada para julho deste ano, mas acabou sendo cumprida apenas no mês seguinte. Agosto foi o mês em que o Bolsa Família incluiu o maior número de beneficiários do semestre, com o atendimento de 273 mil famílias.
Para o Secretário Nacional de Renda e Cidadania, André Teixeira, esse aumento está relacionado à adesão de governos estaduais e municipais ao programa. Segundo ele, já foram fechadas parcerias com os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Acre, Ceará, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Maranhão. Os próximos termos de cooperação a serem assinados deverão incluir Pernambuco, Paraná, Goiás e Tocantins.
Até dezembro, o governo federal pretende atingir a marca de 6,5 milhões de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família. O ministério prevê que o orçamento de 2004 do programa chegará a R$ 5,8 bilhões.
Participam da reunião os ministros Patrus Ananias, do Desenvolvimento Social, José Dirceu, chefe do Gabinete Civil, Humberto Costa, da Saúde, Tarso Genro, da Educação, Miguel Rossetto, do Desenvolvimento Agrário, Ricardo Berzoini, do Trabalho e Emprego, Antônio Palocci, da Fazenda, Luiz Dulci, da Secretaria Geral da Presidência da República, e Luiz Gushiken, da Comunicação de Governo e Gestão Estratégica.
continua após a publicidade
continua após a publicidade