O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, chegou ontem (30) à Itália para uma visita de cinco dias ao país. Nesse período, vai participar de palestras sobre o Programa Fome Zero e se encontrar com autoridades governamentais e religiosas e com representantes de organismos internacionais.
Nesta segunda-feira (1º), em compromisso no Vaticano, o ministro apresentou as estratégias do programa na 12ª Sessão Plenária da Pontifícia Academia de Ciências Sociais. Foi durante a realização do painel Relatórios Regionais da América Latina e do Norte. Com o tema central Desaparece a Juventude? A Solidariedade para com as Crianças e Adolescentes em Tempos de Turbulência, a 12ª Sessão Plenária começou na última sexta-feira (28) e termina amanhã (2).
O ministro brasileiro permanece na Itália durante toda a semana. Na sexta-feira (5), na cidade de Pádua (norte do país), volta a falar sobre o Fome Zero na Semana de Cooperação e Solidariedade com o Brasil. O evento, que segue até o dia 15 de maio, conta com a participação de repesentantes de outras províncias italianas como Trento, Bergamo, Milão, Turim, Roma e Bari.
Organizado pela Associazone Italiana Sostenitori Fame Zero e a Organizzazione Civitas, o evento tem o objetivo de discutir os resultados do programa e a ajuda do povo italiano com a iniciativa do governo brasileiro. A programação inclui palestras de autoridades brasileiras, exposição fotográfica sobre o Fome Zero, agricultores familiares, Amazônia e artesanato.
Outros compromissos estão previstos na agenda do ministro antes do retorno ao Brasil. Na quarta-feira (3), por exemplo, ele discute com o presidente do Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (Fida), Lennart Bäge, empréstimos e doações para projetos brasileiros. Também se encontra com a vice-diretora-executiva do Programa Mundial para a Alimentação (PMA), Sheila Sisulu. Em pauta, a reabertura de um escritório do PMA em território brasileiro e a realização da Caminhada ao Redor do Mundo contra a Fome. No mesmo dia, Patrus vai se reunir com o diretor-geral do Fundo das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Jacques Diouf, para tratar de questões como manejo de águas, combate à fome e cooperação Sul-Sul.