A Patrulha Escolar Comunitária apreendeu, na noite de quarta-feira (03), dois adolescentes acusados de invadir o Colégio Estadual Ajambi, em Almirante Tamandaré, Região Metropolitana de Curitiba, em 23 de abril. A apreensão dos meninos, de 14 e 16, aconteceu após os policiais receberem, por parte da direção da escola, informações sobre um suspeito. ?Esta interação entre os policiais da Patrulha Escolar e a comunidade escolar tem garantido maior segurança?, afirmou o coordenador operacional da Patrulha Escolar Comunitária, capitão Vanderley Rothenburg.

continua após a publicidade

Um videocassete, levado da escola, foi recuperado. Assim que receberam a informação que um garoto de 14 anos tinha levado o aparelho, os policiais conversaram com ele, que, por sua vez, disse que o videocassete estaria na casa de um adolescente de 16 anos. Por meio do diálogo, os dois confessaram aos policiais onde estava o aparelho, que ainda tinha a placa de patrimônio da Fundepar. ?Quando existe confiança no trabalho da polícia e a comunidade conta o que sabe, temos resultados positivos?, disse Rothenburg.

O capitão disse que o trabalho dos policiais militares da Patrulha Escolar Comunitária tem surtido os efeitos esperados de melhoria da segurança no ambiente de ensino e imediações, porque, tanto alunos como pais, professores e funcionários das escolas, passaram a confiar na polícia. Ele lembra que o arrombamento do Colégio Ajambi começou a ser solucionado no dia seguinte ao crime. ?Nós sempre damos continuidade conforme vão surgindo novas informações?, contou. ?A Patrulha Escolar é um programa que está se solidificando a partir da aceitação por parte da comunidade escolar?, finalizou.

continua após a publicidade