A Patrulha Escolar Comunitária da Polícia Militar apreendeu dois revólveres, uma garrucha e um simulacro de arma de fogo em menos de 24 horas em escolas de Curitiba e em suas imediações. O trabalho preventivo tem sido uma das maiores preocupações da coordenação da Patrulha Escolar. ?Nossa atuação tem sido feita para evitar qualquer tipo de crime. E arma dentro ou perto de escola é sempre um risco?, avaliou o capitão Vanderley Rothenburg, coordenador operacional do programa.
Uma das armas foi localizada com um aluno dentro da escola. Os policiais da Patrulha Escolar foram chamados pela inspetora do estabelecimento após ela ter sido informada que o estudante tinha um revólver entre o material escolar. Na revista que a própria inspetora fez foi descoberta a arma. O revólver calibre 38 foi apreendido com o aluno, de 15 anos de idade. Ele disse aos policiais que a arma pertencia a um colega, de 16 anos. Ambos foram encaminhados à Delegacia do Adolescente.
As outras três armas foram apreendidas com pessoas em atitudes suspeitas próximo de estabelecimentos escolares. Um garoto, de 16 anos, tentou fugir ao perceber a presença dos policiais que faziam o patrulhamento, mas foi alcançado no pátio de um posto de combustíveis. Na revista pessoal, os policiais encontraram a arma. A garrucha, calibre 38, tinha plenas condições de uso. O menino não reagiu, mas tampouco informou a procedência da arma. Ele foi encaminhado à Delegacia do Adolescente.
Carro
A terceira arma, um revólver calibre 38, com 6 munições intactas, e o simulacro de uma arma de fogo estavam com Cristhian Roger Richertt, 30 anos, Ele circulava próximo de uma escola com um veículo Golf preto. Os policiais da Patrulha Escolar que faziam a ronda na região haviam sido informados que o carro tinha alerta de roubo. Quando percebeu a viatura, o rapaz tentou fugir e bateu o carro num muro. Cristhian foi reconhecido por moradores e comerciantes como sendo a pessoa que havia acabado de furtar uma loja.
Os comerciantes disseram aos policiais que ele era um dos quatro homens que tinham abandonado um veículo modelo Corsa, também roubado, e que foi localizado posteriormente pelos policiais nas proximidades. O proprietário do Golf e o dono da loja o reconheceram como sendo autor dos dois crimes. Ele, os carros e as vítimas foram encaminhados à Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos.