O documento “Convocação aos candidatos das Eleições 2002 para a construção de uma cultura de paz e uma sociedade justa e fraterna”, elaborado pela Pastoral da Criança, será assinado pelo candidato à Presidência da República, Anthony Garotinho, no dia 19 de setembro, às 8h30, na sede da Pastoral da Criança, em Curitiba.
O material traz 25 propostas nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, segurança alimentar, assistência social e outras. Ele será apresentado ao candidato pela coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Dra. Zilda Arns Neumann.
As propostas já foram assinadas pelos presidenciáveis José Serra e Luiz Inácio Lula da Silva. A ordem de entrega está sendo estabelecida de acordo com a disponibilidade de agenda dos candidatos. A Pastoral da Criança continua mantendo contato com os demais comitês de campanha para agendar a assinatura do material.
Em sua experiência de 19 anos, acompanhando mensalmente mais de 1,6 milhão de gestantes e crianças carentes menores de seis anos, a Pastoral da Criança entende que a soma de esforços é o principal caminho para alcançar resultados positivos. A redução da mortalidade infantil a mais da metade da média nacional, nas comunidades em que a Pastoral está organizada, é fruto do trabalho realizado por mais de 155 mil voluntários, pertencentes aos mais diferentes credos e opções políticas.
O objetivo do documento é convocar os candidatos para assumir, com a Pastoral da Criança e outras entidades, o compromisso com propostas que podem ser acompanhadas pelas comunidades. O mesmo documento foi encaminhado para todas as 6.648 equipes de coordenação da Pastoral da Criança, presentes em 3.555 municípios brasileiros. Cada uma dessas equipes deve articular a discussão das propostas da Pastoral da Criança com os candidatos do seu estado ao Governo Estadual, Senado e Câmaras Legislativas.
O esforço das coordenações da entidade, no sentido de promover os encontros com os candidatos dos diversos partidos, é uma contribuição para que a qualidade de vida das crianças e famílias brasileiras seja uma meta prioritária em todos os programas de governo.
O documento completo está disponível no site www.rebidia.org.br