Passe escolar poderá ser feito nas Ruas da Cidadania em Curitiba

A Urbs ampliou a estrutura de atendimento aos estudantes de baixa renda com direito ao passe escolar. A partir desta segunda-feira (23), será possível fazer ou renovar o cadastro do passe escolar nas nove Ruas da Cidadania e administrações regionais da Prefeitura de Curitiba. O atendimento na Estação Rodoferroviária – até agora, o único local disponível – será mantido normalmente de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, assim como nos novos pontos de atendimento.

Para comprar os créditos do passe escolar, com desconto de 50% sobre o valor da tarifa normal, o estudante também poderá usar os novos endereços. O posto de compras na Rodoferroviária continuará funcionando, mas quem for nas Ruas da Cidadania já sairá com o boleto bancário impresso, pronto para ser pago até o dia seguinte em qualquer agência bancária.

A descentralização do atendimento para os estudantes é uma experiência-piloto que vai durar dois meses, e poderá ser estendida para todos os passageiros que usam o cartão-transporte. A possibilidade de comprar créditos não vai ficar apenas nas Ruas da Cidadania. Nos próximos meses será possível fazer a compra e a carga em vários estabelecimentos comerciais e até nas bancas de jornal. A criação de uma rede conveniada será possível graças ao novo sistema de informática da bilhetagem eletrônica, que começou a ser implantado no final de dezembro.

Passe escolar

Os requisitos legais para que estudantes de baixa renda sejam beneficiados com o passe escolar podem ser informados pela central telefônica 156, e também estão disponíveis na página da Prefeitura de Curitiba na internet (www.curitiba.pr.gov.br).

A meia-tarifa é concedida a alunos que morem e estudem em Curitiba, com renda familiar máxima entre R$ 780 a R$ 1.300,00 conforme o número de irmãos. No ano passado, foram 22 mil estudantes beneficiados. Cada aluno tem direito a adquirir 50 passes por mês ou 100 para dois meses, para usar nos deslocamentos de ida e volta da escola. As regras de concessão do benefício permitem que alunos de qualquer série da rede municipal, estadual, federal e mesmo particular paguem meia-tarifa, desde que comprovem a condição de baixa renda. O aluno também precisa morar e estudar em Curitiba, com uma distância mínima de 10 quadras ou 1 quilômetro entre a casa e a escola.

O benefício concedido aos estudantes de Curitiba é garantido porque os passageiros que pagam a tarifa integral subsidiam o valor da meia-tarifa. O mesmo acontece com a passagem gratuita dos idosos com mais de 65 anos, policiais militares fardados, carteiros e oficiais de justiça que não pagam a tarifa de ônibus.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo