A Secretaria dos Transportes informa que, a partir da zero hora de sábado (5), as tarifas dos serviços de transporte coletivo intermunicipal de passageiros dentro do Paraná vão ter um reajuste médio entre 3,54 % e 5,29 %, dependendo da característica da linha.
Nas linhas rodoviárias, ônibus equipados com poltronas estofadas e reclináveis, o acréscimo será de 5,29 %. Já as tarifas das linhas metropolitanas, aquelas em que os veículos têm características urbanas e os passageiros podem viajar em pé, vão ter um aumento médio de 3,54 %, variando até 5,48 % por linha, excetuando a Região Metropolitana de Curitiba, que é gerida pela Comec.
A elevação é referente ao reajuste anual das tarifas e é menor do que o reivindicado pelas empresas do setor. O Rodopar, sindicato que reúne 24 empresas de transporte de passageiros, encaminhou ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) um pedido de reajuste de 8,46 % nas tarifas. O último acréscimo ocorreu em maio do ano passado.
Os índices são resultados de uma planilha que leva em consideração diferentes fatores e insumos. Entre esses componentes, destacam-se óleo diesel, lubrificantes, impostos, taxas, peças, acessórios e pessoal.
Segundo o DER, foi este último item que mais pesou no reajuste. O aumento dos salários dos funcionários das empresas ? garantido pelo acordo coletivo firmado entre os sindicatos ? entrou na planilha e foi repassado para o cálculo da tarifa.