Passageiros da linha direta Fazenda Rio Grande conheceram nesta segunda-feira (04) os novos ônibus Ligeirinhos que fazem parte do primeiro lote da renovação da frota do transporte coletivo de Curitiba. Dos 33 novos Ligeirinhos, oito entraram nesta linha que liga Curitiba ao município vizinho em 40 minutos.
Tecnologia dos novos ônibus reduz consumo de combustível e emissão de poluentes
Como a viagem é longa, a música ambiente no sistema de som do veículo foi o que mais chamou a atenção dos passageiros. "A música é muito boa, distrai a gente e faz a viagem passar mais rápido. Combina com o ônibus novo, muito bonito. Acho que a Fazenda Rio Grande teve muita sorte em receber os primeiros ônibus novos", disse a empregada doméstica Estela Monteiro, que trabalha em Curitiba, mas mora no município vizinho.
A trilha sonora dos Ligeirinhos é clássica e instrumental. O sistema de som interno é digital, gravado em MP3. Os arquivos de músicas são programados para tocar em seqüências variadas, para que os passageiros ouçam canções novas a cada embarque. Dentro de alguns meses, o sistema de som também poderá ser usado para transmissão de notícias e informações de utilidade pública.
Há mais novidades nos Ligeirinhos além da música ambiente. Uma tela digital entre as portas informa o itinerário da linha, e anuncia as próximas paradas junto com o sistema de voz, que agora também é digital. "Pessoas com problema de audição poderão andar de ônibus com mais independência, sem correr o risco de errar o ponto", afirma o estudante Clodoaldo Ferreira. "Quem não conhece bem o trajeto da linha também ficará mais seguro acompanhando o trajeto na tela", diz ele. O letreiro digital é acionado por um sistema de monitoramento por satélite (GPS), ao mesmo tempo em que o sistema de voz informa as próximas paradas. Nos ônibus antigos, era o motorista quem acionava uma fita gravada com a seqüência das estações.
Os novos ônibus foram projetados para dar mais conforto a pessoas idosas, gestantes e portadores de deficiência. Há dois espaços reservados para cadeiras de rodas, com cintos de segurança e travas especiais. Além disso, 20% dos bancos são reservados para passageiros com dificuldade de locomoção. Para chamar atenção, eles são de cor vermelha, em contraste com o restante dos bancos cinza, e têm um adesivo escrito "banco preferencial para pessoas idosas, gestantes e deficientes". "É mais um alerta para quem finge que está dormindo no ônibus, só para não dão lugar aos idosos", diz o aposentado Francisco Sovizoski, 80 anos.
Para o motorista Mizael Vieira da Rosa, que dirige um dos novos Ligeirinhos na linha Fazenda Rio Grande, a melhor novidade do ônibus é o motor. Todos os novos ônibus da frota vêm com o motor Euro 3, mais silencioso e potente, que emite menos da metade dos gases dos motores antigos. "Veículo novo é outra coisa. Esse motor arranca melhor, é mais seguro e não faz barulho", afirma o motorista.
Renovação
Além dos 33 Ligeirinhos, o lote de novos ônibus tem 32 Alimentadores, seis Convencionais, 13 microônibus, dois Metropolitanos e dois do Sistema de Transporte de Estudantes Portadores de Necessidades Especiais (Sites). Os 88 ônibus novos foram entregues pelo prefeito Beto Richa na última quarta-feira (30).
Até o fim do ano, a frota do transporte coletivo terá 295 ônibus novos, incluindo 40 biarticulados e 24 articulados que estão sendo montados e chegam à cidade em outubro e novembro deste ano.