João Pessoa, 15 (AE) – O segundo andar de um prédio tombado pelo Patrimônio Histórico da Paraíba desabou na madrugada de hoje (15) no centro antigo de João Pessoa. Segundo o Corpo de Bombeiros, o teto e as paredes laterais daquele pavimento tinham rachaduras e infiltrações causadas pelo abandono. Por conta do feriado, o restaurante que funciona no térreo estava fechado. Ninguém ficou ferido.
A área foi isolada pelos bombeiros, porque há risco de novos desabamentos. Parte dos destroços caiu sobre uma loja de material de construção ao lado do prédio. O restaurante não foi atingido, mas o proprietário teve prejuízos com a falta de energia, que estragou alimentos. O imóvel foi construído no início do século passado.
O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico do Estado, José Octávio de Arruda Melo, disse que outros 25 prédios do centro histórico de João Pessoa podem desabar a qualquer momento.
Segundo ele, os donos dos imóveis não podem demoli-los, por força de lei, e os deixam abandonados até que desabem. Só assim, podem dar outros destinos aos terrenos, bastante valorizados, pois ficam em uma área comercial.