Parques estaduais estarão abertos à visitação pública durante o Carnaval

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) manterá 25 parques estaduais abertos à visitação pública no período do Carnaval. ?Os parques funcionarão em horários especiais e diferenciados, possibilitando aos turistas a oportunidade de conhecer a diversidade ecológica de diversas regiões do Estado?, explicou o secretário do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues.

Segundo ele, a decisão de manter o funcionamento dos parques atende ao crescimento da demanda turística (que aumenta em média 50% neste período). ?É mais uma opção de lazer e educação ambiental que o Estado oferece. Nos parques, os freqüentadores encontram informações sobre áreas de conservação ambiental, além de poder participar de atividades recreativas em contato com a natureza, adquirindo conhecimentos sobre a necessidade da preservação da fauna e da flora?, ressaltou Rasca.

O presidente do IAP, Vitor Hugo Burko, informou que os parques estaduais mais visitados nessa época do ano são Vila Velha e Guartelá, além do Rio da Onça ? situado em Matinhos, no Litoral do Estado. ?O público estimado para Carnaval no Parque Estadual de Vila Velha é de 500 pessoas por dia, mas já chegamos a receber 800 visitantes em um único dia de feriado? contou Burko. Segundo ele, uma das principais atrações do parque é conjunto arqueológico que abriga.

?No Parque Estadual do Guartelá o fluxo de visitantes deve ficar 300 pessoas por dia. Tibagi tem uma das melhores festas carnavalescas do interior do Estado e boa parte dos turistas que vão à região em busca de festa também devem visitar o parque?, comentou. O cânion do Guartelá é o maior do país em extensão, com 32 quilômetros e o sexto maior do mundo. O Parque representa um dos maiores remanescentes de campos nativos da bacia do Rio Tibagi.

Já no Parque Estadual Rio da Onça, Burko informou que a expectativa de público é de 150 visitantes por dia no período de Carnaval. ?No mês de janeiro registramos mais de mil visitantes e nossa estimativa é de que até o final de fevereiro esse número dobre?, afirmou. No Parque Rio da Onça os visitantes passeiam por trilhas ecológicas e recebem informações sobre educação ambiental.

O presidente do IAP também alerta que é proibido fazer fogo ou consumir bebidas alcoólicas no interior dos parques.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo