A Prefeitura de Curitiba iniciou nesta semana a segunda fase da revitalização do Parque Náutico. O trabalho, coordenado pela Administração Regional Boqueirão e Secretaria Municipal do Meio Ambiente, está sendo feito pelo Distrito de Manutenção Urbana do Boqueirão que está construindo uma nova ciclovia dentro do parque. A ciclovia terá extensão de um quilômetro, ligando a entrada do parque com a garagem dos barcos.
Nesta quarta-feira (28), foi iniciada a terraplanagem, para nivelar o terreno para implantação de meio fio. Na próxima semana o distrito de manutenção fará a execução da base, com pedra brita graduada. A previsão é que a obra seja concluída para o aniversário da cidade, comemorado do dia 29 de março.
"Será um grande presente para os curitibanos", afirma o administrador da regional Boqueirão, Pablo Morbis. "A revitalização do parque é uma solicitação antiga que está sendo atendida pelo prefeito Beto Richa".
A revitalização do Parque começou em outubro passado, com a construção de novos sanitários e a melhoria na qualidade da água dos lagos. Pela primeira vez o parque ganhou sanitários para uso público. Três banheiros, incluindo um adaptado a portadores de deficiência física.
Lagos
A reforma do Parque Náutico inclui também intervenções para melhorar a qualidade da água dos lagos. No ano passado a Secretaria Municipal do Meio Ambiente retirou "repolhos d?água", espécie de vegetal invasora que compromete a qualidade do ambiente. Foram recolhidos 113 mil metros cúbicos do material, retirado da água com ajuda de barcos. Em grande quantidade o vegetal sufoca o lago, compromete a circulação da água e favorece o acúmulo de lixo.
O projeto de melhorias do parque foi discutido pela Prefeitura com as associações de moradores da região, empresários e integrantes do Movimento Pró Revitalização Parque Iguaçu. O Parque Náutico tem uma área de 2,3 milhões de metros quadrados e faz parte do Parque Iguaçu. Destinado à prática de esportes náuticos como remo, vela e canoagem, o parque possui ancoradouro, garagem para barcos, mirante, raias para prova de remo, arquibancada lateral e torre de cronometragem para canoagem.