Se você ainda acha que o litoral do Paraná não tem belezas naturais, um passeio rápido pode mudar sua opinião. O Parque Estadual Rio da Onça, localizado em Matinhos, preserva uma importante parcela da Floresta Atlântica. Com pouco mais de 180 hectares, o parque tem uma boa estrutura para os visitantes, como centro de visitantes, pontes suspensas, mirante, além de ser uma boa “aula de ecologia” para as crianças.

continua após a publicidade

A principal atração é a flora natural. Bromélias e orquídeas podem ser vistas em grande quantidade durante as caminhadas pelas diversas trilhas que cortam o parque. Mesmo em dias de muito calor, a vegetação densa mantém o lugar sempre fresco e agradável.

Os passeios podem ser feitos com ou sem acompanhamento, mas o ideal é ter a companhia de um guia, que fornece informações interessantes sobre a fauna, flora, e sobre a história do parque e suas curiosidades.

O parque fica localizado entre os balneários de Riviera e Praia Grande, na estrada entre Matinhos e Praia de Leste. Existe uma pequena placa do lado esquerdo da rodovia para quem vai no sentido Matinhos/Praia de Leste. Saindo da rodovia, siga reto até passar uma pequena ponte, vire à direita e siga reto até a entrada do
parque.

continua após a publicidade

O parque permanece aberto de terça-feira a domingo, inclusive nos feriados. O horário de visitação é das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. O agendamento para grupos pode ser feito pelo telefone (41) 3453-2472. Os grupos devem ser de no máximo 15 pessoas.

Dicas:

  • Evite caminhar sozinho ou em grupos muito grandes.
  • Ande somente pelas trilhas sinalizadas e pare somente nos locais de descanso permitidos.
  • As trilhas são de fácil acesso, mas convém usar tênis e levar repelentes.
  • Não leve animais domésticos.
  • Não retire mudas ou plantas silvestres.
  • Não jogue lixo.
  • É proibido fumar nas trilhas, bem como entrar de moto ou bicicleta.
continua após a publicidade

Informações:
Parque Estadual Rio da Onça
(41) 3452-2472