Paróquia de Bebedouro reivindica ser a 1ª de Frei Galvão

Uma paróquia de Bebedouro, a 380 km de São Paulo, reivindica a primazia de ter como patrono o beato Frei Galvão, que deve ser canonizado pelo papa Bento XVI durante sua visita ao Brasil, em maio próximo, tornando-se o primeiro santo brasileiro. A paróquia Beato Antônio de Santa Ana Galvão foi erigida canonicamente no dia 30 de maio de 1999 e seria a primeira, no mundo, com o nome do futuro santo.

Isso porque apenas a partir de 21 de abril daquele ano o Vaticano autorizou a instalação de paróquias dedicadas ao beato. No dia 9 de julho, foi celebrada a missa de criação da paróquia pelo bispo diocesano dom Luiz Eugênio Perez. A celebração ocorreu no salão paroquial, que passou a funcionar provisoriamente como a igreja matriz. O prédio da igreja começou a ser construído em abril de 2001.

Em Sorocaba, a Comunidade Eclesial de Base (CEB) Beato Frei Galvão foi instalada em novembro de 1998, mas ainda não se tornou paróquia. Como no caso de Bebedouro, a igreja funcionava em um salão e tinha como patrono Cristo Libertador. Os fiéis, devotos de Frei Galvão, trocaram a denominação para homenagear o futuro santo e estão construindo uma igreja, que será inaugurada em outubro deste ano.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo