O líder da bancada do PTB na Câmara, José Múcio (PE), relatou hoje que os parlamentares do partido ofereceram apoio ao governo em reunião nesta manhã com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto. Em entrevista ao deixar o Palácio Múcio negou que o PTB esteja na disputa por cargos na nova equipe de Lula. "Seria uma deselegância dar apoio e, ao mesmo tempo, pedir algo", disse o deputado. "Não negociamos.
Múcio afirmou que, no encontro, o presidente ressaltou a importância de "destravar o País" para garantir maior crescimento econômico. O PTB dará apoio ao governo, mas não deverá participar do conselho da coalizão, grupo que Lula planeja criar e que contaria com a presença dos presidentes dos partidos aliados. O presidente do PTB é o ex-deputado Roberto Jefferson, pivô da crise do mensalão, que resultou na queda de toda a direção do PT e de ministros influentes do governo no decorrer de 2005. "Se formos convidados para o conselho, vamos participar", disse Múcio. O parlamentar salientou, no entanto, que o apoio do partido ao governo ficou claro ontem, em votações de projetos do Executivo no Congresso. A bancada do PTB votou a favor do governo. "O que define o apoio é o painel de votação.
O deputado disse que, na reunião de hoje com Lula, não foi mencionado o nome de Roberto Jefferson. O pivô da crise política de 2005 também não teria mandado recados para o presidente por meio de deputados do PTB. Em resposta à pergunta se seria possível um bom relacionamento entre Legislativo e Executivo sem mensalões, Múcio disse: "Isso é uma questão superada, temos de ter grandeza de olhar para a frente".