Deputados e senadores da oposição protocolaram há pouco, na Secretaria Geral do Congresso, o pedido para a abertura da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que vai apurar denúncias de corrupção nos Correios.
Assinaram o pedido 222 deputados e 44 senadores de partidos da oposição e da base aliada, inclusive o presidente nacional do PTB, deputado Roberto Jefferson (RJ). Uma gravação em vídeo divulgada nesta semana revela um suposto esquema de propina envolvendo o ex-chefe do Departamento de Contratação e Administração de Material da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), Maurício Marinho, o PTB e Roberto Jefferson. Para criar a CPI, eram necessárias as assinaturas de 171 deputados e 27 senadores.
Agora, a Secretaria Geral vai conferir as assinaturas dos parlamentares, o requerimento será lido no plenário e publicado nos próximos dias. A partir daí, os líderes partidários indicarão os parlamentares para a comissão, que será composta por 15 deputados e 15 senadores titulares, e igual número de suplentes.