A Sanepar está desenvolvendo em parceria com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a Embrapa Florestas um projeto para produção de mudas de espécies de mata nativa para recomposição de mata ciliar nos mananciais de abastecimento de todo o Estado. Até o início de 2007, a meta da Companhia é produzir e plantar um milhão de árvores como bracatinga, aroeira, pessegueiro bravo e araucária.

continua após a publicidade

Para determinar qual espécie será plantada em cada região, a empresa se baseia em estudos que identificam a mata nativa existente, o tipo de solo e a quantidade de chuvas da área, entre outros quesitos. ?Cada plantio realizado pela empresa é direcionado conforme as características da região. Ao plantar espécies que fazem parte da mata nativa local, poderemos ter, em aproximadamente 10 anos, bosques como os que haviam ali anteriormente?, explica a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da empresa, Maria Arlete Rosa.

O projeto teve início em 2005. Hoje, a Sanepar já possui dez viveiros para produção de mudas instalados no Estado, que já produziram mais de 350 mil mudas, e outros cinco em fase de instalação.

Este estudo também vai orientar a Companhia nos plantios em contribuição ao projeto de seqüestro do gás carbônico, lançado nesta quarta-feira (29) no Parque Newton Freire Maia, durante a 8ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP8). De acordo com o projeto, serão contabilizadas as emissões geradas pelos transportes, consumo de energia, produção de resíduos sólidos, consumo de água e materiais utilizados nos eventos em que a Sanepar participa para calcular o reflorestamento necessário para amenizar o impacto das emissões.

continua após a publicidade