A Petrobras vai investir R$ 20 milhões em 76 projetos sociais, escolhidos por seleção pública entre cerca de 4,5 mil apresentados. A iniciativa está na terceira edição e integra a parceria da companhia com o Fome Zero. O anúncio dos selecionados foi feito nesta quinta-feira (28/09), na sede da empresa no Rio de Janeiro, pelo presidente da companhia, José Sergio Gabrielli de Azevedo, com a presença de mais de mil pessoas, entre elas, a ministra interina do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Márcia Lopes.
Márcia Lopes disse que a parceria mostra o quanto o Fome Zero, que envolve 16 ministérios e uma rede de 5.564 municípios, está promovendo a inclusão social no Brasil, por meio de mais de trinta ações integradas de combate à pobreza. Entre elas, destacam-se programas de transferência de renda, como o Bolsa Família e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).
"Quem diz que o Fome Zero não decolou, precisa reavaliar esta colocação. Somente o Ministério do Desenvolvimento Social tem um orçamento anual de R$ 20 bilhões para atender a população mais carente", afirmou a ministra interina Márcia Lopes. Ela acrescentou que, graças ao trabalho integrado entre a sociedade civil, ONGs e as três esferas governamentais, a fome está sendo vencida e a miséria combatida de maneira efetiva no Brasil.
Para o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, a lucratividade da empresa deve proporcionar também o desenvolvimento social do País e de seus habitantes. "A Petrobras possui três pilares fundamentais de estratégia: crescer no desenvolvimento de sua atividade fim; crescer sustentavelmente com rentabilidade; e o terceiro pilar, tão importante quanto os demais, que é o de crescer com responsabilidade social e ambiental", ressaltou.
Na mesma linha, o presidente do Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas), José Sucupira, reconheceu na companhia um exemplo a ser seguido por outras empresas brasileiras. "Mesmo sem estar claro ainda o conceito de responsabilidade social, a Petrobras começa a mostrar o caminho, que é o do desenvolvimento com cidadania".
Processo de seleção
Projetos de todos os estados foram contemplados com o patrocínio. O valor máximo de investimento para cada iniciativa será de R$ 660 mil. Durante o período de inscrição, de 24 de maio a 19 de julho, foram encaminhadas 4.517 propostas, vindas de organismos governamentais, não-governamentais e comunitários, sem finalidades lucrativas e com atuação no setor das organizações não governamentais, o chamado terceiro setor. Os projetos inscritos foram submetidos a um processo de avaliação dividido em quatro etapas.
O Conselho responsável pela seleção foi formado por integrantes da Petrobras e por profissionais ligados ao terceiro setor. Os 76 projetos escolhidos serão implantados no período de um ano, e poderão ter financiamento renovável por mais 12 meses. Dos projetos selecionados, 54 seguem a linha de atuação de geração de emprego e renda, oito de educação e qualificação profissional de jovens e adultos, 14 de garantia dos direitos da criança e do adolescente.
As 68 iniciativas restantes irão compor a carteira de projetos da Petrobras e ficarão disponíveis para consulta e eventuais parcerias com clientes e fornecedores da cadeia de negócios da companhia.
Programa Petrobrás Fome Zero
Esta iniciativa está inserida em um contexto sócio-histórico que dá ênfase à criação e implementação de políticas que buscam erradicar a miséria no País. Segundo José Sergio Gabrielle, presidente da companhia, as ações do Petrobras Fome Zero "tem por objetivo promover a participação da Petrobras nos esforços de melhoria de qualidade de vida da população brasileira".
Em busca da promoção do desenvolvimento com cidadania, o Programa reúne centenas de projetos realizados em todo o Brasil, que contam com a participação direta das comunidades, o que contribui para a melhoria da qualidade de vida. Esta transformação social na realidade local é possível através da promoção da autonomia e da igualdade de condições para as comunidades.