Parceria masculina é fundamental para igualdade de gênero, constata ONU

A participação masculina é fundamental para estabelecer a igualdade entre homens e mulheres. A conclusão é do relatório do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), divulgado hoje (12). O relatório afirma que mudanças no comportamento masculino são importantes para o controle da epidemia de HIV/Aids e para melhorar as condições de gestação materna. A violência contra a mulher também é mencionada como uma conseqüência da desigualdade entre os gêneros.

A representante da UNFPA no Brasil, Tânia Patriota, destaca que o Brasil vem desenvolvendo ações para tornar os homens "parceiros" na redução das desigualdades. "Há muito esforço por parte de organizações no Brasil para conscientizar os homens sobre o fato de que mudando alguns estereótipos de masculinidade eles podem diminuir atitudes de violência, agressão e dominação que podem levar a um diálogo e uma negociação muito avançada na área saúde, de prevenção de violência e de Aids".

O relatório da UNFPA deste ano, enfatiza a igualdade de gênero e a saúde reprodutiva como formas de reduzir a pobreza. Promover a Igualdade entre os Sexos e a Autonomia das Mulheres é um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio a ser alcançado até 2015. Os ODM são uma série de oito compromissos aprovados entre líderes de 191 países membros das Nações Unidas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo