Convênio entre a Secretaria estadual da Saúde e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro-Oeste (Ciscopar) melhorou a captação de sangue e hemoderivados na 20a Regional de Saúde (RS), com sede em Toledo. Desde novembro de 2005, o Ciscopar assumiu o banco de sangue e tem atendido 24 hospitais de todas as cidades da Regional. ?O atendimento é feito de acordo com a necessidade de cada hospital?, explica o diretor substituto da Regional, Alberi Locatelli.

continua após a publicidade

No final do ano passado, a administração do banco de sangue, que estava aos cuidados do município, passou para o consórcio. Desde então, melhorias estão sendo feitas para que a população tenha acesso à doação e aos serviços da rede de sangue com qualidade. ?Agora passaremos a ter um espaço de 500 metros quadrados e também melhoraremos o fluxo para a população e o atendimento ao doador. Além disso, passaremos a captar doadores de medula óssea?, conta o secretário executivo do Consórcio, Lauri Ildo Link.

Para a coordenadora do banco de sangue de Toledo, Ângela Maria Zoletti, a mudança foi muito importante para a unidade. Ela diz que dos 26 hospitais da região 24 fizeram acordo com o Hemepar para tornar mais ágil o processo de solicitação de bolsas de sangue quando necessário. ?Com este convênio serão divididas as despesas e as responsabilidades entre todos os municípios e o Estado?, afirma.

Números

continua após a publicidade

A unidade de Toledo faz a captação de cerca de 360 bolsas de sangue de todos os tipos por mês. Já a rede do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) é composta por 24 serviços de hemoterapia, dispostos em 24 municípios do Estado. Também fazem parte da rede os serviços das cidades de Palmas e Goioerê.

Em 2005, foram atendidas 163 mil pessoas e coletadas 130 mil bolsas de sangue. Já no primeiro semestre de 2006 foram atendidas 80.502 pessoas e 64.434 bolsas coletadas. Cada bolsa atende em torno de quatro pessoas. ?Essa diferença é normal, pois nem sempre a pessoa que doa está em condições de saúde para que o seu sangue seja utilizado?, explica o diretor do Hemepar, Wilmar Guimarães. ?Com essa demanda de bolsas de sangue coletadas, atendemos em torno de 15 mil leitos do Sistema Único de Saúde em todo o Paraná?, conta.

continua após a publicidade

Como doar

Os cuidados exigidos para doar sangue são simples. Em primeiro lugar é necessário ter entre 18 e 65 anos de idade. Mulheres grávidas e que estejam amamentando não podem doar. É necessário ter no mínimo 50 quilos e boas condições de saúde. Também é importante dormir seis horas na noite anterior, alimentar-se normalmente evitando comidas gordurosas e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas doze horas, não ter tido história de hepatite após os 10 anos de idade e não ter tido comportamento de risco para DST/AIDS. Os homens podem doar a cada 60 dias e as mulheres a cada 90 dias.