Brasília – A coordenadora do Programa Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Cristina Albuquerque, informou em entrevista concedida à Rádio Nacional, que a parceria com universidades reforçará a campanha de combate à violência sexual.
"A universidade é um centro de excelência, de pesquisa e de formação. Esse programa consiste basicamente numa metodologia que pretende fortalecer as redes locais para o enfrentamento dessa questão", afirmou a coordenadora.
No período de Carnaval, lembrou, aumenta o fluxo de turistas nacionais e estrangeiros. "É dever do Estado, da sociedade e da família, como diz a Constituição, alertar para esse tipo de violação de direitos humanos que compromete não o futuro, mas o presente das nossas crianças e adolescentes", acrescentou.
Sobre a campanha a ser lançada na terça-feira (21), em Recife, Cristina Albuquerque destacou que haverá divulgação pelos blocos carnavalescos do slogan "Unidos contra a exploração sexual de crianças e adolescentes – Entre para esse bloco". E que as companhis aéreas também aderiram.
O serviço de disque-denúncia, coordenado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos, funcionará todos os dias, das 8 às 22 horas. Pelo número 0800 99 05 00 poderão ser relatados casos de violência sexual. "Estamos no caminho, isso é certo", concluiu a coordenadora.