Os moradores da rua José Valle no bairro São João ganharam um verdadeiro presente de Natal. Na manhã desta segunda-feira, o prefeito Cassio Taniguchi inaugurou as obras de revitalização da rua que é uma via paralela à Avenida Manoel Ribas e faz a ligação entre Santa Felicidade e o Parque Tingui. O trecho revitalizado fica entre as ruas Ângelo Domingos Durigam e a rua Ari José Valle, numa extensão de 835 metros.

continua após a publicidade

Debaixo de um sol forte e em plena segunda-feira, dezenas de moradores fizeram questão de comparecer à cerimônia de inauguração para agradecer a obra. "Não tínhamos como caminhar nesta rua. Pedestres e carros disputavam espaço já que não tinha calçada e os buracos tomavam conta de tudo. Agora, estamos muito felizes por que a Prefeitura atendeu o nosso pedido", disse a dona de casa Ana Maria Caxias, durante a cerimônia.

O prefeito disse que foi a união e o empenho da população do São João que fez com que essa obra se tornasse realidade. "Mais uma vez vemos aqui o quanto é importante a parceria dos moradores com a Prefeitura. É só através dessa gestão compartilhada que temos conseguido atender as reivindicações da população, realizando obras que realmente são importantes para os bairros", afirmou Cassio.

A obra da rua José Valle foi executada com recursos próprios da Prefeitura de Curitiba e incluiu a execução de calçadas com ciclovia, sistema de drenagem, paisagismo, nova sinalização, construção de duas rótulas, área de remanso para estacionamento e revitalização do anti-pó, que era bastante antigo. O custo total da obra foi de R$ 600 mil.

"Além de revitalizar a Avenida Manoel Ribas, investimos também na recuperação de ruas secundárias do bairro de Santa Felicidade, como a rua José Valle. Era preciso oferecer mais segurança tanto para os motoristas quanto para os pedestres que utilizam esta rua todos os dias", disse o prefeito.

A rua José Valle tem hoje um grande tráfego de veículos. Várias linhas de ônibus circulam por ela. Como a via não tinha meio-fio e calçadas, os pedestres acabavam andando pela rua, disputando espaço com os veículos.

O padre Lírio Girardi, da Paróquia Santa Margarida, que fica na rua José Valle, era um dos mais animados durante a cerimônia de inauguração. Ele participou da mobilização dos moradores para a execução da obra. "Essa é uma vitória de todos. Na verdade, tudo ficou até mais bonito do que a gente pensava. Vale a pena comemorar", afirmou o padre Lírio.

O comerciante Valmir Rodrigues, dono de um açougue na rua José Valle, fez questão de comparecer à inauguração. Ele disse que, antes das obras, seus clientes não tinham nem onde estacionar pois só existiam buracos na rua, sem nenhuma espécie de calçada. Agora, com estacionamento e calçada, Valmir aposta até que o movimento de seu açougue vai aumentar. "Isso aqui ficou com jeito de avenida. Dá gosto de morar e trabalhar aqui. Só falta agora um redutor de velocidade para diminuir a empolgação de certos motoristas que estão abusando da velocidade", disse o comerciante.

Nas próximas semanas, a Prefeitura deve instalar um redutor de velocidade na rua José Valle, a pedidos dos próprios moradores. Além disso, as obras de revitalização incluíram a construção de duas rótulas nas extremidades da rua, o que faz com que os veículos diminuam a velocidade ao entrar na via.

Audiência

A revitalização da rua José Valle foi uma das reivindicações feitas pelos moradores de Santa Felicidade durante audiência pública para a elaboração do orçamento de 2004. Todos os anos, a Prefeitura convoca a população para participar da elaboração do orçamento nas oito regionais da cidade.

Em 2003, os moradores da José Vale foram até a audiência pública do orçamento na Regional de Santa Felicidade pedir pela obra de revitalização. "A conclusão desta obra tão necessária para nosso bairro é uma prova de que a Prefeitura ouve os moradores e transforma em realidade aquilo que a gente realmente precisa", comemora a moradora René Ferri, que pediu a inclusão da José Vale na audiência do orçamento.

continua após a publicidade