A Secretaria de Estado da Saúde, através da 14a Regional de Saúde de Paranavaí e em parceira com a Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Saúde, promove uma mobilização social na cidade de Paranavaí para o combate ao mosquito transmissor da dengue. Cerca de 250 pessoas participam dessa campanha, que será realizada durante esta sexta-feira (09) e no sábado (10), das 8 às 18 horas.

continua após a publicidade

Serão recolhidos latas, pneus, garrafas pet, plásticos, materiais descartáveis e todos os outros tipos de materiais que possam servir de abrigo para as larvas do mosquito. Esse movimento é para evitar que em janeiro e fevereiro do próximo ano ocorra um surto de dengue. ?Contamos com a ajuda da população para que deixe esses materiais em frente as suas casas para serem recolhidos, combatendo assim o mosquito?, solicita o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Xavier.

A mobilização começou na quarta-feira (07) em alguns bairros da cidade e está sendo intensificada na sexta-feira e no sábado nos bairros considerados mais suscetíveis de ter focos de dengue. A cidade foi dividida em dez áreas e quatro delas já foram visitadas. ?Até agora já coletamos mais de seis caminhões de materiais, que foram levados para reciclagem ou armazenados em lugar próprio?, conta a gerente da Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, Dóris Cristina Cerqueira.

Nessa sexta-feira estão sendo visitados os bairros Centro e Santos Dumont. No sábado será a vez dos bairros Vila Operária, Jardim Simone e Jardim São Jorge e, na segunda-feira (12), os agentes estarão nos bairros Sumaré e Guanabara. ?Até agora tivemos um grande apoio da população. Esperamos nesses dias continuar o trabalho e assim evitar pequenos ou grandes surtos da doença no próximo ano?, conta o veterinário da Vigilância Sanitária da Regional de Saúde, Walter Antônio De Sordi Júnior.

continua após a publicidade

Em Paranavaí foram registrados 118 casos de dengue em 2005. Em 2004 não houve registro de caso de dengue e em 2003 ocorreram 35 casos. ?Em 2004 o governo do Paraná conseguiu reduzir em 99,7% os casos de dengue no Estado. Em vários municípios não foi registrado nenhum caso da doença. No início de 2005 houve uma mudança nos gestores municipais e em algumas cidades o trabalho de combate foi interrompido, mas já está normalizado com equipes atuando em todos os municípios do Estado?, disse o diretor de Vigilância em Saúde e Pesquisa, Luiz Armando Erthal. A prevenção no combate ao mosquito da dengue é o melhor trabalho para evitar os focos da doença, lembra ele.