A Secretaria de Estado da Saúde, através da 14a Regional de Saúde de Paranavaí e em parceira com a Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Saúde, promove uma mobilização social na cidade de Paranavaí para o combate ao mosquito transmissor da dengue. Cerca de 250 pessoas participam dessa campanha, que será realizada durante esta sexta-feira (09) e no sábado (10), das 8 às 18 horas.
Serão recolhidos latas, pneus, garrafas pet, plásticos, materiais descartáveis e todos os outros tipos de materiais que possam servir de abrigo para as larvas do mosquito. Esse movimento é para evitar que em janeiro e fevereiro do próximo ano ocorra um surto de dengue. ?Contamos com a ajuda da população para que deixe esses materiais em frente as suas casas para serem recolhidos, combatendo assim o mosquito?, solicita o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Xavier.
A mobilização começou na quarta-feira (07) em alguns bairros da cidade e está sendo intensificada na sexta-feira e no sábado nos bairros considerados mais suscetíveis de ter focos de dengue. A cidade foi dividida em dez áreas e quatro delas já foram visitadas. ?Até agora já coletamos mais de seis caminhões de materiais, que foram levados para reciclagem ou armazenados em lugar próprio?, conta a gerente da Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, Dóris Cristina Cerqueira.
Nessa sexta-feira estão sendo visitados os bairros Centro e Santos Dumont. No sábado será a vez dos bairros Vila Operária, Jardim Simone e Jardim São Jorge e, na segunda-feira (12), os agentes estarão nos bairros Sumaré e Guanabara. ?Até agora tivemos um grande apoio da população. Esperamos nesses dias continuar o trabalho e assim evitar pequenos ou grandes surtos da doença no próximo ano?, conta o veterinário da Vigilância Sanitária da Regional de Saúde, Walter Antônio De Sordi Júnior.
Em Paranavaí foram registrados 118 casos de dengue em 2005. Em 2004 não houve registro de caso de dengue e em 2003 ocorreram 35 casos. ?Em 2004 o governo do Paraná conseguiu reduzir em 99,7% os casos de dengue no Estado. Em vários municípios não foi registrado nenhum caso da doença. No início de 2005 houve uma mudança nos gestores municipais e em algumas cidades o trabalho de combate foi interrompido, mas já está normalizado com equipes atuando em todos os municípios do Estado?, disse o diretor de Vigilância em Saúde e Pesquisa, Luiz Armando Erthal. A prevenção no combate ao mosquito da dengue é o melhor trabalho para evitar os focos da doença, lembra ele.