Paranaguá volta a movimentar contêineres no terminal público

Tarifas mais competitivas e vantagens logísticas estão fazendo com que as operações com contêineres no terminal público do Porto de Paranaguá sejam retomadas. O armador norueguês Nordana Lines acaba de estabelecer uma nova rota em Paranaguá para operar contêineres e carga geral.

De acordo com o chefe de operações portuárias da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Clauber Candian, o armador vai enviar navios duas vezes por mês a Paranaguá. Antes de fechar a atual escala com a Appa, a Nordana Lines estava operando esta rota no Porto de Itajaí, em Santa Catarina. ?Acabamos sendo escolhidos por oferecer mais vantagens?, afirmou Candian.

Desde sábado (13), o navio Frijsenborg, de bandeira de Gibraltar, está atracado no berço 208 levando madeira, maquinários em caixas, chassi para caminhão e 10 ônibus. Depois de Paranaguá, o navio segue para o Rio de Janeiro, Venezuela e Estados Unidos.

Segundo Candian, a retomada das operações com contêineres no porto público dá uma outra opção ? além da privada ? aos armadores trabalharem em Paranaguá. Com a medida, a Appa também diminui a sobrecarga do berço 214, que integra o corredor de exportação e opera carga geral e contêineres quando há demanda, agilizando o atendimento dos navios e evitando esperas prolongadas.

?A retomada deste tipo de operação dá início a uma série de processos e ações promovidas pela Appa para oferecer opções e atrativos aos clientes que quiserem operar pelo Porto?, afirma Candian. No final do mês de janeiro, outro navio do mesmo armador atracará em Paranaguá. Trata-se do Rosborg que também vai operar carga geral e contêineres pelo terminal público.

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