O governador Roberto Requião homologou as licitações para as obras de construção de uma nova escola estadual em Paranaguá e para ampliação do Colégio Estadual Professora Carmen Costa Adriano. As duas obras somam investimento superior a R$ 1,8 milhão e criam 2.540 vagas na rede estadual de ensino em Paranaguá.
A nova escola será construída na rua Mariano de Miranda, no bairro Nova Bertioga/Porto Seguro, terá capacidade para 1.700 alunos e contará com 16 salas de aulas, duas salas específicas, duas especiais e mais duas salas de orientação, seis banheiros, quadra esportiva coberta, passarela, rampa de acesso para alunos com necessidades especiais e casa de zelador. A área total construída ficará em torno de 2.743 metros quadrados.
De acordo com a chefe do Núcleo Regional de Educação em Paranaguá, Maristela Quintana, enquanto durar a construção da nova unidade, 210 alunos serão atendidos no Colégio Estadual José Bonifácio, que fica no Centro de Paranaguá. A chefe do núcleo disse ainda que, para não prejudicar as famílias e garantir segurança dos estudantes, a Secretaria da Educação vai disponibilizar transporte escolar a esses alunos que estudarão no Centro da cidade.
O Colégio Estadual Professora Carmen Costa Adriano, que será ampliado, fica na Vila dos Comerciários e conta com 1.316 alunos nos ensinos profissionalizante, fundamental e médio. Além das oito salas de aula, o estabelecimento vai ganhar novos banheiros. As obras possibilitarão criar 840 novas vagas, nos três turnos. Maristela Quintana diz que a construção de uma nova escola e a ampliação do Carmen Costa vão atender aos estudantes que moram na Rodovia das Praias.
?A região cresceu muito nos últimos três anos e as duas escolas que existem na região não são suficientes para atender toda a demanda. Os alunos estão indo estudar em Pontal do Paraná ou em Praia de Leste?, afirma Maristela. ?Com a construção de uma nova unidade e a ampliação da outra, vamos resolver esse problema e os alunos vão permanecer na comunidade, sem precisar de deslocamento?, observa.