As exportações de grãos pelo Porto de Paranaguá alcançaram números importantes nesta segunda-feira (20). No cais comercial, estão atracados 9 navios, dos quais 4 para receber cerca de 100 mil toneladas de produtos a granel. O destaque fica por conta dos navios ?Aspendos? e ?Ilenao?, que levarão 33,5 mil toneladas de farelo de soja para portos europeus. Ao largo, outras 7 embarcações aguardam para receber um total de 254 mil toneladas de farelo, sendo que 5 delas movimentarão o produto pelo Corredor Público de Exportação.
As exportações de farelo somam, no acumulado do ano, 346.843 toneladas movimentadas. Com o embarque dos 2 navios atracados e dos demais que se encontram ao largo, o volume será de 287 mil toneladas de farelo exportadas ainda nessa semana, com a previsão do tempo registrando períodos de estiagem.
Terminado o período da chamada entressafra, com antecipação da colheita de soja, e com a conclusão dos serviços de manutenção no sistema de exportação de grãos, Paranaguá inicia a retomada dos embarques do seu principal complexo de mercadorias.
Segundo levantamento do setor de estatísticas da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), 4 navios estão ao largo do Porto de Paranaguá aguardando para atracar e embarcar mais de 173 mil toneladas de soja pelo Complexo Público. Trigo e milho completam o rol de produtos que serão embarcados nos próximos dias.
Nas próximas 48 horas, 18 navios estão sendo esperados para chegar aos Portos de Paranaguá e Antonina para movimentar diferentes produtos, como madeira, cargas congeladas, soja, sal, malte, óleo vegetal e veículos.