lhabela (São Paulo) ? A 33ª. Semana Internacional de Vela de Ilhabela promete ser especial para o paranaense Daniel Glomb. Em sua terceira participação no maior evento náutico da América Latina, pela primeira vez ele pode conseguir um lugar no pódio. Depois de duas participações sem muito brilho, desta vez ele faz parte da equipe Skin Sailing Team, que está velejando com o barco Áries IV, tetracampeão da competição.
?Nem lembro em que posição terminei nas duas últimas Semanas, mas desta vez vim para ficar no pódio. O Madalena (Guilherme Almeida) alugou o barco do Jorge Zarif, convidou alguns amigos e formou uma tripulação muito boa?, explicou. Além de Glomb, o barco conta com o bicampeão olímpico Marcelo Ferreira, que está comandando a equipe ao lado de Guilherme Almeida.
Após uma primeira regata desastrada, em que ficaram no último lugar, o time se recuperou e ficou em terceiro na segunda prova da competição. No geral, o time é o sétimo colocado. ?Não estamos entre os primeiros, mas temos potencial para isso. Na primeira regata, ninguém conhecia o barco e chegamos um pouco perdidos. Nosso resultado na segunda regata mostrou o que podemos fazer?, lembrou o paranaense.
Depois de velejar em classes olímpicas no início de carreira, Glomb se dedica agora ao match race, competição barco contra barco no estilo da America?s Cup. Ele é o primeiro brasileiro do ranking mundial (55º. colocado) e está disputando uma vaga na final mundial da Nation?s Cup. ?Meu próximo campeonato é a final Sul-Americana da Nation?s, que vale vaga para o campeão disputar a final mundial. O Match Race é o futuro da vela. É muito mais barato para se dedicar, já que você não precisa investir em velas ou equipamento. Tendo dois barcos iguais, você já pode começar a treinar?, comentou.
A 33ª. Semana de Vela de Ilhabela é organizada pelo Yacht Club de Ilhabela (YCI) e a Impact Sports, com o apoio da Mitsubishi Motors, Semp Toshiba, Yacaminn, Medley, Runner, Trio, UOL, Revista Velejar, Rádio Eldorado, Nautos, North Sails, Brancante, Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO), PIC ? Pindá Iate Clube, Federação Brasileira de Vela e Motor, Prefeitura Municipal de Ilhabela, Marinha do Brasil e programa Mar Brasil.