O jovem pesquisador paranaense, Adriel Ferreira da Fonseca, natural de Londrina, acaba de ser contemplado com o 25º Prêmio Moinho Santista Juventude, na categoria Desenvolvimento Sustentável. Além de Adriel, Paulo Nogueira Neto foi contemplado também na categoria Desenvolvimento Sustentável e Francisco Mauro Salzano, na categoria Genética, com o Prêmio Moinho Santista. Anamaria Aranha Camargo foi a contemplada com o Prêmio Moinho Santista Juventude na categoria Genética.

Os nomes foram anunciados hoje, dia 06 de agosto, durante sessão solene realizada no Salão Nobre do Tribunal de Justiça de São Paulo. A escolha coube ao Grande Júri formado por representantes de institutos e entidades científicas, além de reitores das principais universidades brasileiras. Adriel da Fonseca foi agraciado pelo trabalho realizado para utilização de efluente de esgoto tratado na irrigação de plantas, como alternativa à preservação dos cursos d’água e da melhoria da qualidade ambiental.

Instituído há 49 anos, o Prêmio Moinho Santista é considerado um dos mais importantes estímulos à produção intelectual brasileira. Desde sua criação, já homenageou mais de 130 personalidades consagradas de diversas áreas das artes, letras e ciências, como Carlos Chagas Filho, Aziz Nacib Ab?Saber, Jorge Amado, Miguel Reale, Raquel de Queiroz, Paulo Autran, Maria Bonomi, Oscar Niemeyer, Hilda Hilst, entre outros. O Prêmio Moinho Santista Juventude teve início em 1980, com o objetivo de identificar e valorizar jovens talentos com até 35 anos, como forma de incentivá-los no aprofundamento das grandes questões relacionadas ao conhecimento humano. Este ano os prêmios têm como foco as Ciências Biológicas, Ecológicas e da Saúde.

Além da outorga de medalhas de Ouro e Prata, os contemplados recebem diplomas em pergaminho e prêmio em dinheiro: R$ 70 mil para o homenageado com o Prêmio Moinho Santista e R$ 30 mil para o agraciado na categoria Juventude. A entrega será no dia 30 de setembro, no Palácio dos Bandeirantes, em cerimônia presidida pelo Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, presidente honorário da Fundação Bunge.

continua após a publicidade

continua após a publicidade