O jovem surfista paranaense Peterson Crisanto comemorou bastante seu primeiro título brasileiro. Ele aproveitou o fato de competir em casa e sagrou-se campão brasileiro iniciantes durante a quarta e última etapa do Maresia Brasileiro de Surf 2006.
A competição foi realizada em boas ondas de até um metro, no Pico de Matinhos. Crisanto chegou as final em duas categorias, mirim e iniciantes.
Na iniciantes terminou a etapa na terceira colocação. Peterson havia vencido as etapas de Stella Maris e Maracaipe, ficou em sétimo em Praia de Mar e a soma dos resultados garantiu o título.
Inspirado, venceu a categoria mirim na etapa de Matinhos, porém não disputava o título, que ficou com o carioca André Pastori.
Outro motivo que deixou o surfista muito feliz foi a conquista do título por equipes da etapa pelo Paraná. A cidade de Matinhos ficou em festa. A equipe desfilou no carro de bombeiros e a festa terminou no bar Nasci para Isso, onde o dono Peterson Rosa comemorou junto com a nova geração paranaense.
?Estou muito feliz com esse título. Meu primeiro título brasileiro e ainda conquistado em casa, com toda a torcida. Foi bom ter minha família e meu padrinho (Peterson Rosa) lá me assistindo. Quero dedicar esse título ao meu pai, que sempre me incentivou?, disse Crisanto.
Mas Petersinho não terá muito tempo para comemorações. Agora ele se concentra para o próximo desafio, o Billabong Pro Teen Series. A primeira etapa começa dia 29 de setembro, em Punta Rocas, Peru. A segunda e última eliminatória será na frente da casa que Peterson Crisanto mora com a equipe da Billabong em Camburi, nos dias 20, 21 e 22 de outubro.
?Meu objetivo agora é a classificação para o mundial, em janeiro na Austrália. Tenho que ter dois bons resultados nas eliminatórias?, explica Crisanto.