Escolha, freguês! é o nome da cartilha que o cartunista e escritor Ziraldo lançou ontem, em Curitiba. Criada pela Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, a cartilha infanto-juvenil trata da produção de alimentos orgânicos e agricultura familiar. O lançamento do material aconteceu no Passeio Público, onde é realizada semanalmente uma feira de produtos orgânicos. O material será reproduzido e repassado para as 169 escolas municipais da capital e, na seqüência, para alunos de todo o País.
Toda ilustrada por Ziraldo, a cartilha mostra as vantagens do sistema de produção agro-ecológica, incentivando os consumidores a optar por alimentos cultivados sem agrotóxicos. Segundo o escritor, esse é um trabalho para toda a família, e é sua contribuição para ajudar a construir o País. "Aqui no Brasil está tudo ainda por fazer, e por isso são importantes atitudes que ajudem a fazer o País ser melhor", comentou. Ziraldo passou a manhã autografando as cartilhas no Passeio Público, e à tarde, o mesmo material foi apresentado na 8.ª Conferência das Partes da Diversidade Biológica (COP8), no ExpoTrade, em Pinhais.
Segundo o secretário de Agricultura Familiar, Valter Bianchini, a cartilha é apenas uma das ações da secretaria para implementar políticas para o fortalecimento da agricultura familiar e para o desenvolvimento rural sustentável. "Consumir alimentos orgânicos produzidos de maneira ecológica ajuda a preservar o planeta, diminuir a incidência de doenças, mas, principalmente, contribui para fortalecer o agricultor para que ele fique no campo, e de lá tire a sua renda", falou.
Ainda dentro dessa proposta de fortalecimento do agricultor, Bianchini confirmou o apoio à Prefeitura de Curitiba para a criação do centro de produtos orgânicos, que irá funcionar no Mercado Municipal. O secretário municipal de Abastecimento da capital, Norberto Ortigara disse que o novo espaço deverá entrar em funcionamento em abril, e será o primeiro do gênero no País com a comercialização no atacado e varejo.