Entre sexta e ontem, mais de setecentas pessoas participaram de um workshop no Colégio Medianeira, em Curitiba. As oficinas tinham como objetivo responder as dúvidas de pais e professores sobre o relacionamento com as crianças e adolescentes. A importância em se estabelecer limites para a formação da personalidade dos jovens foi um dos assuntos abordados.

O professor especialista em psicologia moral, coordenador do Laboratório de Estudos do Desenvolvimento e da Aprendizagem da Universidade de São Paulo, Yves De La Taille, falou sobre ética, amor e limites. Para ele, os pais hoje em dia estão inseguros na hora de estabelecer regras para os filhos. Têm medo que os jovens pensem que a atitude significa falta de amor.

Mas o que traz mesmo problemas é a falta de limites. Os jovens que não passaram por esse tipo de experiência tornam-se adultos egocêntricos, com dificuldade para viver em sociedade. Os professores também têm um papel fundamental nesse processo e pequenas atitudes como a cobrança de formação de fila, esperar a vez para falar, ajudam na formação. “Quando se tem muita liberdade você não sabe o que fazer com ela, e não aprende a dar o devido valor”, afirma.

O diretor acadêmico Adalberto Fávero explicou que os assuntos das oficinas fazem parte da filosofia de trabalho da escola, onde a ética e a capacidade de voltar a atenção para os outros é valorizada. O tema da sua palestra foi “O Ciberespaço: o mundo da imagem e a cognição”. Falou sobre as novas tecnologias e sobre os riscos que as pessoas correm de ficar individualistas. Temas sobre drogas, alimentação e trabalho solidário também foram discutidos.

continua após a publicidade

continua após a publicidade